sábado, 30 de julho de 2011

Divulgados últimos diálogos do voo 447 da Air France

São Paulo - Uma tripulação desorientada e sem condições para reagir à emergência de vôo. Foi esse o conteúdo dos da gravação dos diálogos da equipe do vôo 447, da Air France, divulgados pelo Escritório de Investigação e Análises para a Aviação Civil (BEA), da França, nesta sexta-feira.

A transcrição da caixa-preta mostra o desespero e o desconhecimento dos pilotos da real gravidade da situação da aeronave - e sua aparente falta de preparo para sair do problema. A leitura de dados também foi severamente comprometida, diante do congelamento dos sensores de velocidade, os tubos de Pitot.

Os diálogos duram apenas 3 minutos - começam às 2h11min32s, 23h11min32s de Brasília), e vão até 2h14min28s (23h14min28s, Brasília).

Segundo relatório divulgado esta manhã pela BEA, o congelamento das sondas Pitot e, principalmente, os erros sucessivos do piloto e copilotos foram os motivos que provocaram a queda do avião. Leia abaixo a transcrição dos momentos finais do vôo 447.

2h11min32s - Piloto em função (Bonin): “Eu não tenho mais o controle do avião. Eu não tenho mais nenhum controle do avião”.

2h11min43s - Comandante entra no cockpit: “Ei, o que vocês estão fazendo?”. – Bonin: “O que está acontecendo? Eu não sei. Eu não sei o que está acontecendo”.

2h12min4s - Bonin: “Eu tenho a impressão que estamos a uma velocidade maluca, não? O que vocês acham?”

2h12min13s – Copiloto (Robert) : “O que você acha? O que você? O que é preciso fazer?”

2h12min15s - Comandante: “Eu não sei. Está descendo”.

2h12min27s - Robert : “Você está subindo… Você está descendo, descendo, descendo, descendo”. – Bonin: “Eu estou me descendo agora?”.

2h12min32s - Comandante: “Não, você está subindo agora!”

2h12min33s – Bonin: “Eu estou subindo? OK, então vou descer”.

2h12min44s - Comandante: “Não é possível”.

2h13min25s - Bonin: “O que está… Como pode que a gente continue descendo tanto?”.

2h13min39s - Robert: “Sobe, sobe, sobe, sobe”.

2h13min40s – Bonin: “Mas eu estou empinando muito há algum tempo”. – Comandante: “Não, não, não, não sobe”. – Robert: “Então desce”.

2h13min45s - Robert: “Então me passa os comandos, me passa os comandos”.

2h14min5s - Comandante: “Atenção, você está empinando” – Robert (que assumiu o comando): “Estou empinando?” – Bonin: “Bom, é o que é preciso fazer, nós estamos a quatro mil pés.”

2h14min18s – Comandante: “Vai, puxa!” – Bonin: “Vai, puxa, puxa, puxa, puxa.”

2h14min28s - Fim das gravações.

Fonte: Agência Estado, Veja e Reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário