segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bombardier CS300 Jetliner

Bombardier CS300 é um wide-bodied, de corredor único, jato de passageiros de longo alcance atualmente sendo projetado para se adaptar às operações aéreas atuais e futuras. Desenvolvido por Grupo Bombardier (Canadá), a aeronave oferecerá baixo consumo de combustível, menores custos operacionais e um desempenho inigualável ambiental. O CS300 pode acomodar 130-145 passageiros, com dois tripulantes de vôo. A aeronave é programada para entrar em serviço até 2013.

Bombardier premiado com um contrato de US $ 100 milhões para GKN Aerospace em fevereiro de 2010 para fornecer winglets para as aeronaves CSeries. Os materiais compostos de fibra de carbono modernos necessários para o desenvolvimento da asa da aeronave será fornecido pela Cytec Engineered Materials, Reino Unido, a um custo de US $ 800 milhões.

Goodrich vai oferecer sistemas de comando, enquanto os sistemas de distribuição de baixa pressão serão fornecidos pela Aerospace Sênior de cabine e cockpit sistemas de controle ambiental da aeronave.

O barril de teste da fuselagem foi entregue a Bombardier pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC) em agosto de 2009. O barril de teste ajudará a analisar os conceitos de manufatura e engenharia antes do projeto final começa no final de 2010.

Elétricos e sistemas de controle de vôo, luzes e antenas será fornecido pela Alenia Aeronautica. Fokker Elmo irá fornecer um sistema de fiação e interligação para realizar o teste de voo e de instrumentação.

Encomendas e entregas CS300 Bombardier

Em fevereiro de 2010, Republic Airways Holdings encomendou 40 aviões CS300 com a opção de adicionar mais 40, como parte do acordo de compra da empresa. Eles são os clientes do Norte primeiro americano a compra de aeronaves Bombardier CS300. O valor total do contrato é de R $ 3.06bn e aumentaria para cerca de US $ 6.34bn se todas as opções são executados.

Lease Corporation International Group vai adquirir 17 CS300 e CS100 três aeronaves de acordo com um contrato de US $ 1.44bn assinado em Março de 2009. O contrato também inclui a opção de adquirir uma outra aeronave 20 no futuro. Cerca de 57 CS300s foram encomendados até à data. A primeira aeronave será entregue em 2013.

Bombardier irá adquirir 80 motores PW1000G da Pratt & Whitney para as aeronaves CSeries com seis motores de reposição, como parte do acordo de venda assinado em 25 de fevereiro de 2010. Um contrato de manutenção de 15 anos para estes motores também foi assinado pela Pratt & Whitney da Republic Airways Holdings.

Construção de aeronaves

As aeronaves serão construídos com compósitos avançados, alumínio, lítio, materiais padrão, titânio e aço. A composição dos materiais utilizados é a seguinte: compósitos avançados (46%), alumínio (24%), lítio (24%), materiais padrão (21%), titânio (8%) e aço (1%).

Convés de vôo CS300

O convés de vôo avançado do CS300 irá acomodar dois tripulantes - o piloto e co-piloto. Ele será equipado com um fly-by-wire sistema (FBW), com proteção do envelope, lado-pau controles, displays LCD grandes, IIIa CAT aterragens automáticas, radar meteorológico com previsão do vento lateral, a vigilância automática transmissão (ADS-B) dependentes e piloto controlador de enlace de dados sistema de comunicação (CPDLC).

Um sistema de orientação única ou dual head-up (HGS) e Electronic Flight Bag (EFB) também será instalado no convés de vôo.

Bombardier cabine CS300

O avião CS300 terá uma cabine mais espaçosa e confortável para os passageiros a bordo. Cabine da aeronave será projetado com uma série de configurações de cabine para atender às exigências da aviação comercial. A cabine é classificado em três divisões - de classe dual, única classe padrão e de alta densidade única classe.

A divisão em duas classes terão 120 assentos com um espaço entre assentos 0,91 m. O padrão de classe de classe e de alta densidade única única será composta por 130 lugares com um espaço entre assentos 0.81m, e 145 assentos com um espaço entre assentos 0.76m, respectivamente. Cerca de três ou cinco tripulantes ajudará os passageiros na cabine.

As cabines modulares para a frente e ré compreendendo cozinhas e banheiros irá melhorar a versatilidade CS300. A cabine também terá amplos corredores, de estar espaçosa, com espaço maior no ombro, extra grandes janelas e armazenamento upsizing.

O comprimento da cabine será 25.9m. À largura máxima e normal da cabine deverão ser 3.28m e 3.06m, respectivamente. A cabine terá uma altura de 2,13 m de corredor e uma largura do corredor de 0.51m. A área de piso será 79m ².

Pratt & Whitney motores PW1000G

O CS300 será impulsionado por dois motores Pratt & Whitney PurePower PW1000G. Cada motor pode produzir um máximo de empuxo 93.4kN e apresenta um avançado de alta pressão spool, turbina de baixa pressão, incinerador, controles e um sistema de saúde do motor exibindo.

Unidade avançada tecnologia de sistema de engrenagens incorporado no motor reduz a velocidade do ventilador para menos do que o compressor de baixa pressão e turbina. O sistema de engrenagens e núcleo modernas, juntamente reduzir o consumo de combustível em 20%, CO2 em 20% e as emissões de NOx em 50%. O ruído produzido pelo motor e do custo operacional será reduzida em dois dígitos.

Desempenho da aeronave CS300

O CS300 pode voar a uma altitude máxima de 12.497 m. A velocidade máxima de cruzeiro e normal da aeronave é 871 kmh e 829 kmh, respectivamente. Seu alcance é de 4,074 km. A aeronave pesa cerca de 17,327 kg e seu peso máximo de decolagem é 59,784 kg.

Fonte: aerospace-technology.com

3 comentários:

  1. Ué a bombardier quer concorrer c/ boeing e airbus...é, largou de mão a EMBRAER....se ela não pertencer a nenhuma das gigantes, das duas uma....ou vai quebrar uma das...ou ela própria(bombardier) vai quebrar.

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  2. Esperemos que não afete a nossa EMBRAER de forma nenhuma.

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  3. É, pode ser que a embraer perca parte da fatia do mercado...

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