sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes

O Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes serve a cidade de Manaus e é um aeroporto cuja estrutura física encontra-se defasada, remontando à década de 1970. É capaz de operar sem restrições qualquer aeronave comercial ou de carga em operação no Brasil. É o aeroporto mais movimentado da Região Norte e ocupa a 3ª posição de passageiros internacionais do Brasil para os Estados Unidos, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

É administrado desde sua inauguração pela INFRAERO.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes está situado a 14 km do centro da cidade de Manaus, possui pista única (10/28) para pousos e decolagem com dimensões de 2700x45m largura, além de três Terminais de Carga Aérea (TECA). O Terminal de Carga Aérea I (TECA I) foi inaugurado em 1976, juntamente com o Aeroporto, sendo destinado para movimentação de mercadorias produzidas na Zona Franca de Manaus; o Terminal de Carga Aérea II (TECA II), inaugurado em 1980, movimenta cargas de exportação e o Terminal de Carga Aérea III (TECA III) inaugurado em 2004, está dedicado ao movimento de carga de importação. Completam a estrutura de facilidades do aeroporto: seis pontes de embarque/desembarque (sendo cinco fixas e uma móvel), sete hangares, três salas de desembarque doméstico e uma de desembarque internacional, seis salas de pré-embarque doméstico e duas salas de pré-embarque internacional, dois terminais de passageiros (sendo um para aviação regular e outro para aviação regional e geral), estacionamento com vagas para 341 veículos (distribuídas em onze corredores) e nove guaritas de segurança.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui capacidade para atender 1,8 milhão de passageiros/ano, no entanto em 2007 transitaram pelos terminais mais de 2 milhões de passageiros, superando a capacidade instalada. É o maior aeroporto[1] da Região Norte do Brasil em número de passageiros e em movimento de aeronaves da região, sendo também o terceiro maior aeroporto em movimentação de cargas do país, atras de Cumbica e Viracopos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário