sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Boeing 307 "Stratoliner"


Boeing 307 “Stratoliner”

O Boeing 307 Stratoliner foi a primeira aeronave de transporte comercial com uma cabine pressurizada. Esse recurso permitiu que o avião realizasse cruzeiros a uma altitude de 20000 pés (6000 m), bem acima das perturbações atmosféricas. O modelo 307 tinha capacidade para cinco tripulantes e 33 passageiros. A cabina era de quase 12 pés de diâmetro. Foi o primeiro avião a fim de incluir um engenheiro de vôo como um membro da tripulação.

História Operacional

Um total de 10 Stratoliners foram construídos e o primeiro vôo foi em 31 de Dezembro de 1938. Um Boeing 307 protótipo NX 19901 caiu em 18 de Março de 1939 durante um vôo de testes. Até 1940 realizava rotas entre Los Angeles e Nova Iorque, bem como a localidades na América Latina. O multi-milionário Howard Hughes comprou um modelo para seu uso pessoal e o transformou num luxuoso avião. Esse avião foi, posteriormente, vendido à empresa de petróleo de Glenn McCarthy, em 1949.[2] O Haiti e os Estados Unidos utilizaram o 307 em operações militares.

Características Gerais

  • Tripulação: 5, incluindo dois pilotos e engenheiro de vôo
  • Capacidade: 33 passageiros
  • Comprimento: 74 ft (22,66 m)
  • Altura: 20 ft (6,34 m)
  • Área das Asas: 1.486 ft ² (138,0 m²)
  • Peso Vazio: 30.000 libras (13.608 kg)
  • Peso Máximo: 42.000 libras (19.050 kg)
  • Motores: 4 × Wright GR-1820 radiais, 900 cv (671 kW) cada

Desempenho

  • Velocidade máxima: 222 mph (357 km / h)
  • Alcance: 2.390 milhas (3.846 km)
  • Limite máximo de serviço 26.200 pés (7.985 m)
  • Carga na Asa: 28 lb / ft ² (138 kg / m²)
  • Potência / Massa: 0,09 hp / lb (140 W / kg)





Fonte de pesquisa: Sitio Wikipedia



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