Dezenas de voos foram cancelados nesta terça-feira (24) em aeroportos da Escócia e da Noruega em consequência do alastramento das cinzas do vulcão islandês Grimsvotn, que entrou em erupção no último sábado.
POR QUE CANCELAR VOOS POR CAUSA DE ERUPÇÕES VULCÂNICAS?
Vamos ver quais os motivos que podem causar isso.
Se uma aeronave entrar inadvertidamente em uma nuvem de pó de vulcão, algumas dessas condições podem ocorrer:
1-Descargas Eletrostáticas nos parabrisas – os pilotos vão enxergar arcos elétricos.
2-Um brilho muito forte na entrada dos motores com consequente “apagamento” do mesmo.
3-Vai ser bem difícil enxergar através dos parabrisas, pois uma camada grossa de sujeira vai ficar colada bem na frente.
4- Indicações errôneas nos instrumentos, por causa da contaminação dos tubos de pitot e sensores de pressão estática.
5-O ar que os passageiros respiram no avião vem de dentro dos motores, e como estes vão se contaminar, os filtros de ar ficarão bem sujos e até entupidos.
A textura das cinzas é muito parecida com talco, mas só que altamente abrasivas, e por esse motivo podem corroer a fuselagem de uma aeronave.
O problema maior porém, ocorre quando as cinzas entram nos motores. Após passarem através do combustor, as cinzas mudam suas propriedades para um material meio plástico quase fundido.
Nesta propriedade de “quase fundido”, as cinzas são extremamente adesivas e começam a colar nas NGVs ( Nozzle Guide Vanes) da Turbina de alta pressão. O material também vai colar nas lâminas do rotor da turbina, e isso vai causar uma diminuição do fluxo de gases na turbina e causar um aquecimento das lâminas, pois os furos de refrigeração ficarão tampados pela “cola”.
Se a condição persistir por tempo suficiente, a falta de energia da turbina vai fazer os motores apagarem.
Que providências devem ser tomasdas se um avião encontrar cinzas vulcânicas?
O primeiro passo é fazer uma inspeção completa da aeronave buscando sinais de abrasão, principalmente na área do radome (bico), fuselagem dianteira, parabrisas, bordo de ataque das asas e estabilizador horizontal e vertical.
Inspecionar todos os sensores e tubos de pitot e remover materiais estranhos.
Inspecionar as entradas de ar das packs de ar condicionado.
Examinar tudo que se move e que possua partes polidas (atuadores de controle de voo, etc).
Remover diversos componentes do sistema de ar e pressurização para inspecionar e limpar, até outflow valve tem que ser removida.
Inspecionar entrada de ar de APU, isolation valves, drenar tanque de combustível, sistema de água potável…. ou seja, haverá um gasto muito alto de dinheiro, mão de obra, tempo e peças de substituição para cada avião que entrar em área de cinzas vulcânicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário