A descoberta do gravador de áudio, dois dias depois que o gravador de dados do avião foi resgatado, deixa os investigadores ainda mais perto das razões que causaram o acidente. O equipamento deve ter registrado o som das conversas dos pilotos da aeronave durante os momentos finais do voo.
"A equipe de busca localizou e identificou o gravador de voz do cockpit às 21h50 GMT (18h50 pelo horário de Brasília) de segunda-feira, 2 de maio de 2011", afirmou a agência de investigação de acidentes aéreos da França, BEA.
"Podemos agora esperar descobrir o que realmente aconteceu nas próximas três semanas", disse o ministro dos Transportes da França, Thierry Mariani, à rádio RTL. A caixa-preta foi embarcada às 23h40 (horário de Brasília). Uma porta-voz do BEA disse que o equipamento será levado para a França provavelmente até o final desta semana.
Uma fotografia do gravador no site da BEA mostra um dispositivo cilíndrico laranja brilhante que parece arranhado e danificado, mas intacto.
"O lado de fora parece estar relativamente bem conservado", disse a porta-voz, acrescentando que só será possível saber se o equipamento terá utilidade quando ele for aberto, o que só acontecerá na França.
O jato Airbus A330-203 caiu no mar quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em meados de 2009. O avião atravessou uma tempestade antes mergulhar no mar, matando todos os 228 passageiros a bordo.
A descoberta das duas caixas-pretas aconteceu depois de quase dois anos de buscas intermitentes numa área de 10 mil quilômetros quadrados de leito oceânico.
Teorias sobre o acidente se concentraram em um possível congelamento de sensores de velocidade do avião, o que produziu leituras inconsistentes antes que a comunicação com a aeronave fosse perdida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário