Técnicos franceses começaram nesta quarta-feira (4) a operação de resgate dos corpos dos passageiros do voo 447 da Air France que caiu em junho 2009 com 228 pessoas a bordo quando fazia o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris, informaram fontes ligadas à busca citadas pela imprensa francesa. Segundo a emissora "France Info", a operação é "delicada" devido às condições em que é realizada, dois anos depois do acidente e a cerca de 3,9 mil metros de profundidade nas águas do Oceano Atlântico.
A oportunidade de resgatar os corpos das vítimas, segundo o jornal "Le Figaro", não foi recebida de forma unânime pelos familiares, divididos entre os que desejam resgatar os corpos para enterrá-los e os que preferem deixá-los no oceano.
Esta operação começa um dia depois de os investigadores encontrarem a segunda caixa-preta do avião, na qual estava o dispositivo que grava as informações de cabine.
A primeira caixa, que grava a atividade dos instrumentos de voo, foi encontrada no domingo passado, e o estado exterior de ambas "é bom", como indicou Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA) encarregada das pesquisas.
Embora o achado do material seja considerado "um grande passo para a compreensão do acidente", resta saber se será possível resgatar os dados de seu interior, pois há o receio de que o óxido e a pressão a quase 4 mil metros de profundidade tenha danificado os instrumentos de gravação.
Fonte: Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário