HISTÓRICO
Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 122 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os Brasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem deste.
Após o lançamento do Embraer 170, Embraer 190, foi a vez do Embraer 195. O mais novo e maior avião da família, foi certificado, e teve suas primeiras unidades entregues em 2006. A
FlyBe foi a primeira operadora do tipo. Com 38 E-Jets voando para a Lufthansa Regional, esta é a maior operadora do modelo no mundo.
- Operador Brasileiro
O Embraer 195 no Brasil é utilizado pela Azul.
Companhia | Quantidade |
---|---|
Azul | 23 |
TOTAL | 23 |
- Sua designação original era ERJ-195 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.
- As aeronaves desta família são conhecidas como E-Jets.
- Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.
- Embora seja fabricado no Brasil, apenas em 2008 a Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi a primeira companhia aérea nacional a utilizar os E-Jets.
O Embraer 195 é concorrente direto do Bombardier CRJ-900, Airbus A318 e dos novos Sukhoi Superjet 100 e Mitsubishi Regional Jet MRJ, que ainda estão em fase de projeto.
A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, têm como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam aviões de 70 a 122 passageiros.
Obs: Pode-se ainda enquadrar-se como concorrente conforme a configuração de (2-classes) o Airbus A319-100 com capacidade de 124Pax.
Sabe dá orgulho de ver os E-JETS no céu do nosso país.....E quero ver alguem contestar a qualidade DOS AVIÕES FABRICADOS NO BRASIL.
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