sábado, 30 de abril de 2011

Caiu, no Novo México, avião com droga que saiu do Arizona

A Agência Federal de Aviação considera que o pequeno avião que caiu em um lado no norte do Novo México, espalhando pacotes de cocaína, teria decolado do Arizona.

Os investigadores encontraram nos registros de radar um sinal, que parece ser da aeronave, e rastrearam até o povoado de Prescott, a cerca de 160 quilômetros ao norte de Phoenix, disse o porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), Lynn Lunsford.

Os destroços da aeronave, recuperados do Lago Heron depois do acidente de domingo, sugerem que se tratava de um avião Cessna 310, acrescentou o porta-voz. A informação é preliminar porque é difícil tirar conclusões definitivas, já que o avião se encontra no fundo do lago, disse Lunsford.

Fonte: O Globo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Assembleia Legislativa do Piauí enviou à Dilma um relatório sobre a reforma do aeroporto de Teresina

A Assembleia Legislativa enviará relatório à presidente Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional com o resultado da audiência pública realizada no último dia 04 de abril, onde foi discutida a necessidade da construção de um novo aeroporto na zona rural de Teresina. O debate aconteceu na Comissão de Infraestrutura e Política Econômica do Legislativo Estadual.

De acordo com o relatório, não se faz necessária a desapropriação dos imóveis situados nas proximidades do Aeroporto Petrônio Portella, como foi noticiado. A comissão concluiu pela reforma e ampliação da atual casa de passageiros na área física do aeroporto de Teresina.

Participaram dos debates representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, da Igreja, da Câmara Municipal de Teresina e de associações de moradores da área. De acordo com o relatório hoje, mais de 1.100 famílias estão ameaçadas de perder seu único patrimônio, a casa de morada.

O presidente da Infraero no Nordeste, Fernando Nicárcio, informou que nos próximos dias será anunciado o resultado da licitação para a obra de construção de um novo terminal de passageiros em Teresina, com a ampliação da área de embarque e desembarque.

Em março deste ano o governador Wilson Martins autorizou a busca de uma área de 50 quilômetros para desapropriação e construção do novo aeroporto de Teresina, que deverá acontecer no prazo de 10 a 15 anos.

Ficou decidido na Audiência Pública que a Comissão de Infra-estruturar da Assembleia Legislativa deverá fazer o acompanhamento deste caso junto à Empresa de Infra-estruturar Aeroportuária (INFRAERO) responsável pela administração do aeroporto, de acordo com o presidente da comissão deputado Fernando Monteiro (PTB).

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Embraer confirma venda de aviões à China e acordo para fazer jatos

A Embraer confirmou nesta terça-feira a venda de 25 aviões E-190 para a China e o acordo para fabricar jatos executivos no país.

Ao todo, já foram vendidos neste ano à China 35 aviões E-190, com capacidade para até 114 passageiros. Todos serão fabricados no Brasil.

Vinte aviões serão para a empresa China Southern e outros 15 para a empresa Hebei. As vendas ficam em torno de US$ 1,4 bilhão.

O presidente da Embraer, Frederico Curado, disse que a fábrica da empresa em Harbin (nordeste da China) em breve será adaptada para construir os jatos Legacy, após entregar a última unidade do ERJ-145, em cerca de um mês.

A fabricação de jatos executivos Legacy 600/650 foi a alternativa da Embraer para permanecer no país.

Sem mais pedidos para o ERJ-145, a empresa queria fabricar o E-190, mas o governo chinês não autorizou, para favorecer um avião em desenvolvimento no país com características parecidas.

Otimismo

"É uma oportunidade. É um mercado muito pequeno e esse mercado vai se expandir muito fortemente", disse Curado nesta terça-feira, em Pequim, em entrevista durante encontro empresarial.

A Embraer estima que haverá uma demanda de 500 a 600 jatos executivos na China nos próximos dez anos.

Curado admitiu que atualmente há dificuldades para a venda de jatos no país, como a falta de infraestrutura nos aeroportos, mas aposta numa mudança rápida.

Fonte: Folha.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

caixas-pretas do voo 447 da Air France foram localizadas

As caixas-pretas do voo 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris e desapareceu dos radares em 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo, já teriam sido localizadas pela companhia, segundo informou o presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo 447 da Air France.

Nelson Faria Marinho - Presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo 447 - participou de uma reunião com diretores da Air France, autoridades do governo francês e outros familiares dos passageiros – pessoas de 32 nacionalidades estavam a bordo do avião –, em Paris, e disse que as caixas-pretas estariam na cauda da aeronave, já localizada pela equipe de buscas.

Assim que as caixas-pretas forem retiradas, começa uma nova batalha entre familiares, a Air France e o governo francês: o local onde as caixas-pretas serão analisadas. Nelson defende que elas sejam levadas para os Estados Unidos, por ser um território neutro, mas enfrenta forte resistência do governo francês e da própria companhia estatal.

O presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo 447 solicitou por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para pedir que o Brasil se pronuncie oficialmente sobre o assunto.

“O governo brasileiro está nos apoiando, mas ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre isso [a análise das caixas-pretas], o que é usado como justificativa pelo governo francês para levar as caixas-pretas para a França”, disse Nelson.

No último dia 3, corpos de passageiros que estavam no avião foram encontrados dentro de fuselagem achada no oceano Atlântico. Segundo Marinho, a operação para retirar os corpos e os destroços encontrados no mar deve começar em até três semanas e se estenderá até junho.

Marinho, que perdeu o filho Nelson no acidente, reclama que o governo francês “está fechado” e limitando a participação dos familiares e as informações divulgadas. “Foi negado ver até as fotos dos corpos resgatados”, diz ele.

“O governo francês negou a presença de um observador da associação para acompanhar as buscas e o resgate dos destroços, justificando que a justiça francesa não permite isso, e também negou um pedido do governo brasileiro para que um diplomata do país na França me acompanhasse na reunião”, disse Nelson.

Segundo ele, há uma forte resistência do BEA [sigla em francês do Escritório de Investigações e Análises sobre Aviação Civil] para liberar a participação de um “observador” nos resgates dos corpos e dos destroços do avião.

“Esperava uma consideração maior, afinal, Brasil e França são países amigos e de boas relações”, disse.

Fonte: UOL

Avião KC da Embraer voará pela 1ª vez em 2014

O KC-390 é o maior avião que a Embraer já construiu e tem data marcada para decolar pela primeira vez: novembro de 2014, pouco depois da cerimônia de apresentação.

O KC-390 foi projetado para transportar tropas e para ser cargueiro de emprego geral.

O principal investidor do programa é o Comando da Força Aérea e, em 2009, foi dada a autorização para um total de R$ 3,2 bilhões para o desenvolvimento do projeto. A Força Aérea anunciou a disposição de adquirir um lote inicial de 28 aviões KC-390.

O KC-390 vai disputar um enorme e rico mercado internacional. De acordo com Frederico Curado, presidente da Embraer, serão ao menos 700 aviões de transporte médio – na faixa pouco acima de 20 toneladas e cerca de 2.700 quilômetros de alcance – contratados até 2020.

“Com isso, o governo deixa claro que o programa é irreversível e afinado com a Estratégia Nacional” – diz o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Fonte:Avião Revue

Azul é eleita a empresa mais inovadora do Brasil pela revista Fast Company


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que recentemente foi escolhida como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela revista norte-americana Fast Company, conceituada publicação com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança e design, teve seu nome figurando em primeiro lugar no ranking das 10 companhias mais inovadoras do Brasil da mesma publicação, divulgado na última edição da revista em março.

A Fast Company resume que a escolha da Azul deve-se pelo seu rápido crescimento – que já alcançou aproximadamente 8% do mercado doméstico e transportou mais de 7 milhões de clientes desde seu lançamento –, além de suas iniciativas inovadoras, como múltiplas modalidades de pagamento e novos serviços para cidades carentes de transporte aéreo, formam um conjunto de diferenciais que fazem com que os negócios da companhia se sobressaiam no cenário global.

Ressalta também que o seu fundador, David Neeleman, trouxe para o País um modelo de companhia low-cost adaptado à sua realidade e nuances. Cerca de um quarto dos voos da Azul custam menos do que a mesma viagem realizada por ônibus. “A excelência de serviços é fundamental para o sucesso da companhia e, num ciclo virtuoso, para o sucesso de seus integrantes”, ensina David.

Em seu plano de expansão para este ano, a Azul receberá 12 jatos Embraer 195, de 118 lugares, assim como introduz em serviço os turboélices ATR-72 de 70 lugares, com os quais passa a voar para pólos regionais no interior dos estados, sobretudo aqueles que tinham pouca – ou nenhuma – opção de serviços aéreos. Conquistando novos clientes, muitos dos quais voando pela primeira vez, e ampliando o número de cidades serviços em ritmo recorde, a Azul vê reconhecida uma de suas marcas registradas – sua capacidade inovadora –, confirmando sua posição de crescente destaque na aviação Brasileira.

Fonte:Portal Aviação Brasil

Azul inicia venda de passagens para Palmas


A Azul inicia a venda de passagens para Palmas, no Tocantins, região centro-oeste. As operações entre Palmas e Viracopos, em Campinas, começam em 10 de junho com uma frequência diária. O voo será direto e sem escala, o que garantirá a ligação entre as duas cidades em cerca de 2 horas de viagem. A rota será operada pelos modernos jatos Embraer 190 e 195. A AZUL é a única empresa do mercado a ligar São Paulo e Palmas sem escalas!

Neste período de lançamento da nova rota, as passagens aéreas estão com tarifas introdutórias. Palmas é uma cidade planejada com economia baseada na agropecuária – criação de gado e de plantação de soja. O desenvolvimento econômico pelo qual tem passado o município de certa forma tem contribuído para sua expansão e atraído um contingente populacional proveniente de diversas partes do país.

Com a chegada da Azul, os cidadãos palmenses e de cidades próximas estarão conectados pela companhia aos 28 destinos operados em Campinas todos os dias.

Fonte:Portal Aviação Brasil

A380 atropela CRJ 700 em aeroporto de Nova Iorque

Um Airbus A380 da Air France colidiu na noite de segunda-feira com um avião mais pequeno enquanto se deslocava nos acessos às pistas do aeroporto J.F.K., em Nova Iorque (EUA). Apesar da violência do embate nenhum passageiro ou tripulante de qualquer um dos aparelhos sofreu ferimentos.

O Airbus A380, maior aparelho existente na aviação comercial, preparava-se para descolar em direcção a Paris (França) quando uma das suas asas chocou com a cauda de um CRJ 700 da Comair que tinha acabado de chegar de Boston.

Os 66 passageiros e tripulantes do avião violentamente abalroado foram retirados e encaminhados para o terminal sem mais consequências do que um enorme susto.

Posto isto, os dois aviões foram levados para uma zona de um dos aeroportos internacionais de Nova Iorque onde estão a ser avaliados os estragos.

Fonte:Correio da Manhã

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Restos mortais estão entre destroços de avião da Air France

Restos mortais de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada no mar no domingo.

A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet. De acordo com Kosciusko-Morizet, os restos no interior do avião poderiam vir a ser identificados.

'É uma parte importante do avião, cercada por destroços. É uma parte que permaneceu praticamente intacta, em uma única peça', disse a ministra.

Segundo ela, essa descoberta 'dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião'.

O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo.

Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe.

Quarta fase de buscas
O secretário-executivo dos Transportes, Thierry Mariani, também afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à radio France Info, que restos mortais foram localizados na área da fuselagem.

'Em razão do aspecto sensível, guardamos os detalhes para as famílias das vítimas, que serão informadas com prioridade', disse Mariani.

A descoberta da fuselagem ocorre pouco após o início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então.

Esta quarta fase de buscas era considerada como a 'operação da última chance' para encontrar as caixas-pretas do avião.

'Pudemos identificar nas fotos que foram tiradas por um dos robôs submarinos diferentes elementos do avião, principalmente os motores', disse Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente.

'Na realidade, é a descoberta da fuselagem', afirmou Troadec. Até então, a única grande peça do avião da Air France localizada tinha sido o leme do Airbus.

No domingo, o BEA havia informado que além dos motores, partes das asas também haviam sido encontradas.

Troadec afirmou ainda que como o barco americano Alucia, utilizado atualmente nas buscas, não está equipado para retirar a fuselagem do oceano, uma nova expedição será iniciada nas próximas semanas para resgatar os destroços.

Caixas-pretas
Os investigadores do BEA não têm certeza, no entanto, se as caixas-pretas, caso sejam encontradas, estarão conservadas o suficiente para que os dados técnicos gravados e as conversas dos pilotos possam ser analisadas.

'As caixas-pretas estão mergulhadas há quase dois anos. É preciso encontrá-las e que elas estejam em estado de funcionamento. É uma das incertezas da operação', disse o secretário-executivo dos Transportes.

Os especialistas do BEA afirmam que é indispensável encontrar as caixas-pretas do avião para identificar as causas do acidente.

'É importante para as famílias das vítimas e para a aviação civil compreender as causas desse acidente para evitar acidentes semelhantes', afirmou Mariani.

Até o momento, o BEA afirma que os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos Pitot, são um dos elementos que provocaram problemas no avião, mas não a causa do acidente.

Fonte: G1

domingo, 3 de abril de 2011

Destroços de avião da Air France são encontrados no oceano

Destroços do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico no dia 1º de junho de 2009, deixando 228 mortos, foram encontrados neste domingo (3), anunciou o Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado da investigação técnica.

Os investigadores dizem ter "esperanças" de encontrar as caixas-pretas do avião, já que os destroços estão "relativamente concentrados", declarou à agência France Presse o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec.

"Durante as operações de busca no mar realizadas nas últimas 24 horas e dirigidas pelo WHOI (Woods Hole Oceanographic Institution), a equipe a bordo do navio 'Alucia' localizou destroços do avião", indicou o BEA. "Os elementos foram identificados pelos investigadores da BEA como peças naufragadas do avião A 330-203, voo AF447", acrescentou o organismo francês em comunicado, acrescentando que "informações complementares serão divulgadas no futuro".

Questionado sobre as partes que teriam sido encontradas, o diretor da BEA disse que foram "as turbinas e certos elementos das asas".

"A notícia favorável é que o campo em que os destroços foram encontrados são relativamente concentrados. Desta forma, temos esperança de encontrar as caixas-pretas", declarou Troadec.

O Airbus A330 fazia o voo AF447, entre o Rio de Janeiro e Paris, com 228 pessoas a bordo, quando a aeronave desapareceu. Peças do avião e corpos de passageiros chegaram a ser localizados no mar, mas a maior parte do avião ainda não havia sido encontrada.

A quarta fase de buscas pelos destroços do avião da Air France pelo escritório francês teve início no dia 25 de março deste ano. As causas exatas da tragédia ainda não foram elucidadas.

A nova fase de buscas foi iniciada em uma zona de 10.000 km2, ou seja, um raio de 75 quilômetros em torno da última posição conhecida do voo AF 447.

Fonte: G1

sábado, 2 de abril de 2011

Aeroporto de Teresina: Não será Necessária a Desapropriação para Aumentar Aeroporto

Não haverá desapropriação para aumentar Aeroporto de Teresina, diz Wellington Dias, após reunião com Infraero

O senador Wellington Dias afirmou , no Plenário do Senado, que em reunião com o presidente da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária), Gustavo Vale, foi informado de que não haverá desapropriação de área residencial para aumentar o aeroporto de Teresina. “O presidente da Infraero disse: olha, se tem esse problema, de pronto a gente já suspende o andamento até que tenhamos o entendimento”, explicou o senador.

“O fato é que essa notícia criou um pânico muito grande” - ressaltou Dias, ao informar, logo em seguida, que, em negociação com as autoridades responsáveis pela obra, ficou decidido que não haverá qualquer desapropriação de casas sem que haja um entendimento com todos os envolvidos, inclusive os moradores da região.

Segundo ele, os moradores da Vila Poti, uma das mais antigas de Teresina (PI), não precisarão abandonar suas casas para a ampliação de uma das pistas do aeroporto da cidade.

Dias, que foi governador do Piauí, lembrou que a modernização do aeroporto já está sendo estudada desde 2003, mas diversos problemas têm atrasado a obra desde então. “É uma obra de mais ou menos R$ 4,7 milhões a fim de ampliar a área de embarque e de desembarque de passageiros, o estacionamento, enfim para desafogar o nosso aeroporto”.

Na segunda-feira, dia 4 de abril, haverá uma reunião para discutir o assunto entre o senador Dias, o presidente da Infraero, o governo do Piauí, o prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, e demais autoridades interessadas.

“Quero dizer que estamos construindo uma posição de retomar o que tinha sendo negociado antes. Primeiro, queremos sim a modernização do aeroporto; segundo, que ele sirva, inclusive, no futuro como aeroporto regional. Quando tivermos a condição de fazer um outro aeroporto em condições, como é próprio de uma capital de vôos internacionais como Teresina”, afirmou.

Wellington Dias falou com o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, sobre a questão do Aeroporto Petrônio Portella.

Elmano Férrer disse que não há necessidade de grandes desapropriações para a reforma do Aeroporto de Teresina, que teve até uma licitação cancela e um segunda licitação está sendo encaminhada.

Avião da TAP faz pouso de Emergência

A TAP Portugal enviou uma nota à imprensa com informações sobre o pouso de emergência que uma aeronave que fazia a rota Rio-Lisboa realizou em Salvador, por volta da 1h deste sábado.

Segundo o comunicado, "o voo foi interrompido por problema técnico em um dos reatores fez pouso tranquilo em Salvador". A TAP acrescenta que todos os 229 passageiros estão hospedados em hotéis cinco estrelas na cidade baiana.

A companhia diz que todos "estão atendidos em todas as suas necessidades de comunicação, transporte e alimentação, além de estarem com as conexões garantidas pela companhia." Segundo a TAM, um avião está sendo enviado para Salvador para dar continuidade ao voo. A previsão é de chegar às 19h45 e decolar às 21h05, com destino a Lisboa.

O QUE ACONTECEU - Uma aeronave da TAP Portugal, que saiu por volta das 23h de sexta-feira do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, do Galeão, no Rio de Janeiro, e fazia o voo 186 para Lisboa, realizou um pouso de emergência à 1h05 deste sábado, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Depois de cerca de duas horas de voo, segundo os passageiros, a tripulação informou que, por problemas técnicos em uma das turbinas - que teria parado - a aeronave pousaria em Salvador para reparos. Passageiros afirmam que ouviram um estouro, seguido de fumaça e cheiro de queimado.