O Aeroporto de Bacacheri é referência nacional como Centro de Manutenção de aeronaves e helicópteros e como centro de formação de profissionais da aviação. O Aeroclube do Paraná forma pilotos, comissários de voo e mecânicos de aviação desde a década de 30.
Também estão instalados no aeroporto a Seção de Transporte Aéreo do Governo do Estado do Paraná e o Destacamento Aéreo da Polícia Rodoviária Federal, que em três anos de operação já contabilizou mais de mil operações de resgate nas estradas paranaenses e catarinenses. Além disso, as empresas de transporte aéreo médico desempenham importante papel social, transportando órgãos para transplantes e enfermos.
O Aeroporto de Bacacheri, com uma força de trabalho de mais de 500 pessoas, se solidifica na sociedade curitibana como um equipamento urbano indispensável ao desenvolvimento econômico e social, não somente do bairro Bacacheri, mas também de toda a cidade de Curitiba.
Situado no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, a Escola Paraense de Aviação – EPA há mais de 35 anos forma profissionais para o mercado aeronáutico. Em convênio com a Embraer e outros fabricantes de aeronaves, a EPA está equipada para ministrar treinamentos avançados em simuladores de voo.
A EPA é o único centro de formação na América Latina homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, como Centro de Treinamento de Aviação Civil. Além de treinar militares da Aeronáutica, oferece treinamento de pilotos comerciais de empresas aéreas da América do Sul, África e Europa.