terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hoje é o dia que o Senhor fez para nós!


Hoje a AZUL inaugura a rota Campinas (SP) - Teresina (PI) - São Luis (MA).
Novidade para o Teresinense.

"Voar é Preciso"

sábado, 21 de agosto de 2010

Companhias Aéreas do Brasil

No Brasil existem inúmeras companhias aéreas. Estão divididas em companhias aéreas de passageiros, companhias aéreas de carga e companhias aéreas inativas.

Empresas que nunca ouvimos falar. E é por isso que trago agora o nome dessas empresas a fim de que tomemos conhecimento das empresas genuinamente brasileiras.

A lista que vou mostrar agora foi atualizada em 15 de outubro de 2009.

Companhias aéreas domésticas do Brasil

• Abaeté Linhas Aéreas
• Air Minas
Azul Linhas Aéreas
• BRA Transportes Aéreos
• Cruiser Linhas Aéreas
• Flex Linhas Aéreas
• Gensa







Gol Transportes Aéreos
• META
• NHT Linhas Aéreas
• OceanAir
• Pantanal Linhas Aéreas
• Passaredo Transportes Aéreos
• PENTA
• Puma Air
• Rico Linhas Aéreas
• SETE Linhas Aéreas
Sol Linhas Aéreas
• TAF Linhas Aéreas
TAM Linhas Aéreas
• TEAM
• Total Linhas Aéreas
• TRIP Linhas Aéreas
• Varig
WebJet Linhas Aéreas

Companhas aéreas brasileiras somente de cargas

• ABSA
• BETA Cargo
• Master Top Airlines
• Promodal Transportes Aéreos
• Skymaster Airlines
• Transportes Charter do Brasil
• Varig Logística







Companhas aéreas brasileiras inativas

• ATA Brasil
• Fly Linhas Aéreas
• Nordeste Linhas Aéreas Regionais
• Panair do Brasil
• Rio Sul Serviços Aéreos Regionais
• TAVAJ
• Transbrasil
• VASP

Assim como você, eu imagina uma lista menor, porém essa lista é real. Todas essas empresas, existem ou existiram(no caso das empresas inativas).
Pode ter certeza de uma coisa, além das empresas citadas, muitas outras existem, mas não são do nosso conhecimento ainda.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ao monitorar queimadas, Ibama encontra avião com cocaína que caiu no Mato Grosso


Destroços estão no alto de serra a 120 km de Cuiabá.
Segundo a PF, piloto morreu e corpo se decompôs.

Fiscais do Ibama que monitoravam as queimadas em Mato Grosso com um helicóptero, encontraram os destroços de um avião monomotor Embraer 710 no alto de um morro na área da Estação Ecológica Serra das Araras, a 120 km de Cuiabá, com cerca de 30 kg de pasta base de cocaína.

Segundo a Polícia Federal, os estado dos destroços indica que o piloto não sobreviveu, embora seu corpo não tenha sido encontrado.


A aeronave, que caiu em janeiro de 2007, foi encontrada no domingo (15). Na segunda-feira, a Polícia Federal foi ao local e recolheu a droga.

O documento do suposto piloto estava no local e foi recolhido. Para o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Eder Rosa de Magalhães, ele certamente morreu, devido ao estado de destruição do avião. O corpo, no entanto, não foi encontrado. De acordo com o policial federal, ele deve ter se decomposto devido às intempéries.

No dia em que se acidentou, o piloto havia informado um plano de voo de Tangará da Serra (MT) a Sinop (MT). No entanto, aparentemente, foi até a Bolívia para buscar a cocaína e acabou se chocando contra a serra por estar voando muito baixo para escapar do controle de tráfego aéreo. Ele tinha brevê havia apenas 20 dias, segundo a PF, quando se acidentou.

Pela quantidade de embalagens encontrada, havia cerca de 150 kg de droga no avião, informa Magalhães. Porém, com chuvas e presença de animais, restou apenas 20% disso. Assim que as autoridades aeronáuticas e a PF autorizarem, o Ibama vai retirar os destroços porque a fuselagem do avião poderia atrair raios e provocar um incêndio na vegetação seca.

Essa região de Mato Grosso é uma área de transição entre os biomas cerrado, amazônico e do Pantanal.

Fonte:G1.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Partes de uma Aeronave: Flaps

Os flaps são dispositivos hiper-sustentadores que consistem de abas, ou superfícies articuladas, existentes nos bordos de fuga (parte posterior) das asas de um avião, os quais, quando abaixados e/ou estendidos aumentam a sustentação e o arrasto ou resistência ao avanço de uma asa pela mudança da curvatura do seu perfil e do aumento de sua área.


Utilização

Os flaps podem ser usados em dois momentos do vôo:

  1. Durante a aproximação para o pouso, em graduação (ajuste) máxima, permitindo que a aeronave reduza a sua velocidade de aproximação, evitando o estol. Com isso a aeronave pode tocar o solo na velocidade mais baixa possível para se obter a melhor performance de frenagem no solo
  2. Durante a decolagem, em ajuste adequado para produzir a melhor combinação de sustentação (máxima) e arrasto (mínimo), permitindo que a aeronave percorra a menor distância no solo antes de atingir a velocidade de descolagem.

Existem quatro tipos de flap que são utilizados na aeronaves: o simples, ventral, fowler e o fenda. O flap que proporciona o maior aumento no coeficiente de sustentação é o fowler, ele desloca-se para trás e para baixo, aumentando além da curvatura, a área do aerofólio.

Flaps de bordo de ataque



Outras concepções mecânicas desse dispositivo incluem os chamados "flaps de bordo de ataque", que se assemelham a uma aba que se desdobra no bordo de ataque. Embora estes últimos não abram fendas para a passagem de ar, eles permitem imprimir um formato mais recurvado a parte frontal da asa e aumentando a sustentação no processo. Dependendo do tamanho da pista é necessario se setar flaps no modo chamado full, para melhor reação do vento nas asas e precisão em pousos e decolagens

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Acidente aéreo na Colômbia deixa um morto

Um avião se acidentou na madrugada desta segunda-feira (16) no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, deixando um morto e ao menos 114 feridos, informaram a agência de notícias Reuters e a mídia local.

O Boeing 737-700 da companhia Aires vinha de Bogotá com 121 passageiros e seis tripulantes e enfrentava uma forte tempestade. Segundo o jornal "El Tiempo", o acidente ocorreu a cerca de 80 metros da cabeceira da pista.

O aeroporto está fechado. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, havia quatro passageiros brasileiros no voo, que foram hospitalizados. A embaixada do Brasil na Colômbia confirmou a presença de brasileiros no voo, mas afirmou que ainda não se sabe como estão, nem suas identidades. Os passageiros do avião foram retirados imediatamente pelos bombeiros e equipes de resgate, que os transportaram para o hospital Pátria de Amor e a Clínica Villareal, em San Andrés.

As operações aéreas no aeroporto da ilha foram suspensas, enquanto uma comissão da Aviação Civil iniciou uma investigação para estabelecer com precisão as causas do acidente. Pedro Gallardo, governador de San Andrés, disse que foi "um milagre" o fato de apenas uma pessoa ter morrido. "Foi um milagre e temos que agradecer a Deus". A ilha de San Andrés é um dos principais balneários turísticos da Colômbia e no mar do Caribe.

A empresa lamentou o acidente em nota em seu perfil nos sites de relacinamentos Facebook e Twitter e informou que disponibiliza uma sala para familiares das vítimas no hotel Sheraton de Bogotá. Telefones foram divulgados para informações de passageiros: 018000949490, 018009120037 e em Bogotá: 8290927. "A Aires lamenta o incidente ocorrido com o voo 8250 que fazia a rota Bogotá-San Andrés", diz o texto.

De acordo com o coronel da Força Aérea colombiana Gustavo Barrero Barrero, em entrevista ao jornal El Tiempo, a aeronave se partiu em três após ter sido atingida por um raio que causou "descontrole". "Ao aterrissar, foi sacudido por uma descendente e acabou se partindo em três pedaços", acrescentou a polícia nacional em um comunicado. O texto afirma ainda que, depois do acidente, os passageiros ficaram literalmente espalhados pela pista.

Uma mulher morreu no caminho do hospital e foi identificada como Amar Fernández de Barreto.

domingo, 15 de agosto de 2010

Azul com voos para Teresina em breve.


O diretor de Marketing da companhia aérea Azul, Gianfranco Panda Beting, disse nesta quarta-feira (11), no Jornal do Piauí que os vôos entre Teresina e São Luís (MA), e Teresina e Campinas (SP) iniciam no dia 1º de setembro.


A passagem para a capital maranhense custará o valor de R$ 69,00. Já para se deslocar até a cidade de Campinas, o piauiense pagará R$ 199,00. “Será um serviço que combinará alta qualidade, conforto, comodidade, pontualidade e preços baixos”, garantiu Gianfranco Panda Beting.

O diretor de marketing afirma ainda que este é só o início das operações da companhia na capital piauiense. Segundo Gianfranco Panda, até o próximo ano, a empresa deverá apresentar mais novidades. "Não estamos chegando ao Piauí. Estamos só iniciando nossos serviços no Estado. No próximo ano, mais serviços serão oferecidos. Temos a intenção de ligar Teresina a outras regiões do país”, disse.


Horários

O vôo sai de Campinas às 22h35 e chega a Teresina 1h40 da manhã, de onde sai às 2h10 com destino a São Luís, com chegada às 3h. Outro vôo sai de São Luís às 3h30 e chega a Teresina às 4h20. Uma aeronave sai de Teresina às 4h50, chegando a Campinas às 7h55.

Secretaria de Turismo

Para o secretário de Turismo, isso deverá incentivar o turismo no Piauí. “Os piauienses poderão ir até São Paulo a passeio, para estudar e os paulistas poderão vir até o Piauí, inclusive fazer turismo”, afirmou.


Fonte: CidadeVerde.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Legacy 650 é apresentado ao público pela 1ª vez


A Embraer exibe o jato executivo Legacy 650, pela primeira vez, na sétima edição da Latin American Business Conference and Exhibition (LABACE), de 12 a 14 de agosto. O evento acontece no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e marca a estréia do Legacy 650, que será apresentado oficialmente ao público em 12 de agosto, dia de abertura de feira, às 13 horas. No dia 11 de agosto, quarta-feira, às 16 horas, a Embraer realizará uma conferência de imprensa no Hotel Quality Congonhas, também em São Paulo, para apresentar uma atualização dos seus programas de jatos executivos.

“Estamos muito satisfeitos com a estréia do Legacy 650 em um evento de aviação executiva tão importante como a LABACE. A certificação do Legacy 650 está cada vez mais próxima e o avião cumprirá todas as metas do projeto”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

O Legacy 650 foi lançado em outubro de 2009 na 62ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA) dos EUA, em Orlando, Estado da Flórida, e está em fase final de desenvolvimento.

A aeronave será exibida na LABACE juntamente com o Phenom 100 e o Phenom 300, das categorias entry level e light, e os visitantes terão a oportunidade de conhecer o confortável interior destes jatos que são os melhores em suas categorias.

Com base na bem-sucedida plataforma do Legacy 600, o Legacy 650 é a proposta da Embraer para o segmento large. O avião voa até 7.223 km (3.900 milhas náuticas) sem escalas com quatro passageiros. O alcance adicional de 926 km (500 milhas náuticas) foi obtido por meio de várias modificações na estrutura da aeronave, tais como reforço da asa e dos trens de pouso, tanque ventral posterior, novo caixão central da asa para armazenamento de combustível e motores Rolls-Royce AE 3007A2, mais eficientes e potentes.

Os novos aviônicos Primus EliteTM, fabricados pela Honeywell, equiparão o Legacy 650, oferecendo ferramentas avançadas de navegação, comunicações e interface gráfica. O jato possui o mesmo interior confortável e funcional do Legacy 600, com três zonas de cabine distintas, uma espaçosa cozinha (galley) e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo de toda a aviação executiva. O Legacy 650 também incorpora materiais de isolamento acústico de última geração para melhor conforto acústico e conexão de dados para acesso em vôo à Internet em alta velocidade por meio do sistema SwiftBroadband da Inmarsat.

O programa Legacy 650 avança conforme o planejado, tendo cumprido importantes etapas do desenvolvimento. Atividades de engenharia relacionadas a modificações estruturais, motores, sistema de combustível e desempenho estão praticamente finalizadas e indicam o cumprimento de todos os requisitos de projeto. Além disso, a integração dos novos aviônicos Honeywell Primus Elite™ está adiantada e avança conforme o cronograma. O Legacy 650 entrará em serviço durante o segundo semestre deste ano.

Fonte:Aviação Brasil

Aeroportos Brasileiros - Juaeiro do Norte - CE


O Aeroporto de Juazeiro do Norte — Orlando Bezerra de Menezes está localizado na região sul do Estado do Ceará, município de Juazeiro do Norte. Integrando à Rede Infraero desde o dia 14 de março de 2002, o Aeroporto de Juazeiro do Norte atende às regiões Centro Sul do Ceará (região do Cariri), Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí, representando um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região.


O aeroporto atende durante todo o ano o mais variado público, devido às muitas potencialidades do Cariri, destacando-se o turismo religioso e de negócios, as belezas naturais e tesouros paleontológicos da Serra do Araripe e diversas instituições de ensino superior.


O aeroporto dispõe em sua infraestrutura de um terminal de passageiros com 900 metros quadrados de área; sala de embarque climatizada com monitores de LCD; sala de desembarque com esteira de bagagens; estacionamento para 60 veículos; uma pista de pousos e decolagens com 1.800 x 45 metros, ampliada em 2003 para 2.040 x 45 metros, porém aguardando homologação; um pátio de manobras com 7.800 metros quadrados de área; e uma Estação Permissionária de Tráfego Aéreo para informações aeronáuticas.

Nos últimos anos tem sido registrado aumento acima da média nacional, tanto no número de passageiros embarcados e desembarcados quanto no movimento de aeronaves, tendência que deverá ser mantida com o aumento do número da oferta de voos.


Horário de Funcionamento do AEROPORTO: 0h às 18h


Horário ADMINISTRATIVO: 8h às 12h e 13h às 17h


Fonte: INFRAERO

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Partes de uma Aeronave: Slats


Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar, que nada mais é do que uma porção do próprio bordo de ataque (parte frontal) da asa que se desloca à frente para permitir a passagem de ar da parte inferior (intradorso) para a parte superior (extradorso) pela fenda ali formada, melhorando assim o escoamento do ar em elevados ângulos de ataque e retardando o descolamento da camada limite.

Quando acionados, se distendem para a frente e para baixo, criando um perfil que "represa" a camada de ar sob as asas, aumentando enormemente a sustentação das mesmas. São, portanto, superfícies fundamentais nos estágios iniciais e finais de vôo, durante a decolagem e aproximação, quando a velocidade é mais baixa e a necessidade de sustentação é mais crítica.

domingo, 8 de agosto de 2010

Partes de uma Aeronave: Ailerons

A partir de hoje se inicia a série "Partes de uma Aeronave", onde sempre abordaremos assuntos sobre as partes móveis ou fixas de uma aeronave, e sua impotância.
Hoje: Ailerons



Os ailerons são partes móveis dos bordos de fuga das asas dos aviões que servem para controlar o movimento de rolamento da aeronave.

Bordo de fuga é a parte traseira da asa, de formato mais afilado, por onde o ar que percorreu a superfície da mesma escoa. A função do aileron é mover-se, para cima ou para baixo (alternadamente em cada lado da asa) a fim de alterar esse fluxo de ar, respectivamente diminuindo ou aumentando a sustentação naquele lado da aeronave, fazendo-a girar em torno de seu eixo longitudinal (movimento de rolagem).

Ao serem acionados os ailerons, estes atuam de forma inversa de cada lado da asa, ou seja quando se quer girar o avião para a direita, o aileron da asa esquerda baixa e o aileron da asa direita levanta. Com isto a sustentação da asa direita baixa ao variar o ângulo de ataque da asa direita para um ângulo inferior e o contrário acontece na asa esquerda fazendo rodar o avião no eixo longitudinal e no caso para a direita.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sistema Fly-by-Wire

O fly-by-wire, ou sistema de controle por cabo elétrico, é um tipo de controle das superfícies móveis de um avião por computador. Isso permite que qualquer modificação da direção e do sentido de uma aeronave feita pelo piloto seja "filtrada" e repassada para as superfícies móveis (aileron, profundor, leme). Com esse filtro, é possível aumentar a velocidade de reação, aumentar a capacidade de manobra de um avião ou impedir que se faça manobras que ultrapassem os limites de uma aeronave.

Esse sistema foi usado no caça F-16 lightning Norte Americano, tendo sofrido vários problemas na fase de seu desenvolvimento (um piloto de testes morreu em um acidente relacionado com este sistema). No entanto, segundo os engenheiros que participaram do projeto do F-16, seria impossível o próprio vôo desta aeronave sem esse sistema, pois o projeto é aerodinamicamente instável e para manter-se no ar é preciso fazer uso desse controle eletrônico. Jatos comerciais da Airbus também usam esse sistema.

A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronautica, utiliza essa tecnologia em seus aviões da Familia 170/190.

Nos carros também é usado um sistema semelhante, denominado drive-by-wire, onde um sistema de controle eletrônico administra os dispositivos de controle (acelerador, freio e direção de um automóvel). Esse sistema é visto em carros de alta performance (Fórmula 1, Ferrari, Mclaren,etc), tendo como exemplo o controle de tração (proibido há algumas temporadas) e o acelerador automático.

Fonte:Wikipédia